Informações da página

Você está em: Página Inicial > Extensão > Ações de Extensão - Inscrições e Informações

Início do conteúdo

Ações de Extensão 2016

INSCRIÇÕES PARA CURSOS DE EXTENSÃO.

 

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Titulo: Reciclagem de Óleo Vegetal para a Produção de Sabão

Coordenação: Cínthia Gabriely Zimmer

Resumo:

Óleos vegetais são utilizados para a preparação de alimentos; após o uso, essa substância se torna inutilizável para fins alimentícios. O descarte inadequado de óleo pode gerar entupimentos em tubulações, além da poluição de solos e águas. Uma possibilidade simples de reutilização desse resíduo é como matéria-prima para a produção de sabão. O sabão é produzido por meio da reação conhecida como saponificação, na qual dois ingredientes são essenciais: óleo e soda cáustica. Para a realização desse projeto, primeiramente serão estudados os procedimentos adequados para a produção de sabão a partir de óleos vegetais residuais. A avaliação desses procedimentos envolve pesquisa bibliográfica e também testes em laboratório para o estudo da proporção entre os ingredientes, pH e outras propriedades químicas, além da adição de outros compostos na formulação, como álcool, corantes e aromas naturais para obtenção de produtos com características desejáveis. Além disso, será realizado um levantamento dos hábitos da população local em relação ao descarte desse resíduo e verificação junto aos órgãos competentes em relação à disponibilidade de sistemas de coleta. Nessas atividades estarão envolvidos alunos dos cursos de Licenciatura e Engenharia Química. O conjunto de conhecimentos adquiridos com respeito à produção de sabão a partir de óleo residual possibilitará a oferta de cursos para comunidade externa em oportunidades futuras por meio da realização de oficinas. Nesse contexto, esse projeto pretende abranger aspectos econômicos, sociais e ambientais incluídos na esfera do desenvolvimento regional sustentável.

 

Titulo: Minicurso de Gerenciamento de Projetos

Coordenação: Matheus Milani

Resumo:

O Minicurso de gerenciamento de projetos promove o aprimoramento do conhecimento através da aplicação de ferramentas e padrões para o gerenciamento de projetos internos ou externos, ajudando os profissionais a aumentar a probabilidade de sucesso em seus projetos. Tem como objetivo fornecer a profissionais e futuros profissionais ligados às áreas estratégicas, operacionais e responsáveis por projetos, conhecimento na estrutura de gerenciamento de projetos, ferramentas e técnicas, através da aplicação de práticas utilizadas dentro da estrutura do PMI (Project Management Institute), com base no conteúdo do guia PMBOK. As aulas são presenciais, realizadas no Campus Feliz do IFRS, contando com colaboradores externos.

 

Título: Projeto Ceramicando na escola

Coordenação: Viviane Diehl

Resumo:

O projeto de extensão traz à tona os modos de ver e pensar a cerâmica e sua potencialidade educativa num projeto que propõe o desenvolvimento de ações compartilhadas a partir das demandas recebidas das escolas da região do Rio Caí, RS, Brasil. Surge do interesse em proporcionar aos educandos uma aproximação com a cerâmica nas abordagens educacionais, referentes à inclusão das relações étnico-raciais africana e indígena, no currículo escolar, bem como conteúdos da história e da arte, especialmente com a implementação da Lei No 11.645/2008. Desse modo o projeto tem por objetivo desenvolver ações extensionistas que promovam a visibilidade da cerâmica contextualizando abordagens curriculares da educação para as relações étnico-raciais, com os alunos da educação básica, por meio de ações que proporcionem experiências no campo da cerâmica, ampliando o conhecimento sobre a formação intercultural do povo brasileiro. A metodologia da proposição estético-pedagógica se desenvolve nas oficinas, palestras e exposições, no espaço das escolas e do IFRS - Campus Feliz. As ações em andamento colocam a cultura cerâmica e sua potencialidade educativa no contexto das escolas para oportunizar uma experiência perceptiva singular e sensível aos participantes, contribuindo para o reconhecimento da responsabilidade social e da interculturalidade que constitui o povo brasileiro.

 

Título: Projeto IFRS Soluciona - desenvolvendo consultorias organizacionais

Coordenação: Ana Paula Lemke

Resumo:

Embora a maioria dos gestores reconheça a importância de haver processos de administração estratégica implantados em suas organizações, atingir nível de excelência requer conhecimento de diferentes técnicas e abordagens, o que normalmente demanda muitos recursos e conhecimento especializado. Neste sentido, o projeto ?IFRS Soluciona - desenvolvendo consultorias organizacionais? visa a prestar consultoria organizacional a entidades sem fins lucrativos de cunho social atuantes na área de abrangência do IFRS - Campus Feliz, possibilitando a aplicação do conhecimento acadêmico construído em diferentes cursos da instituição em prol do desenvolvimento técnico, científico e social da região. Para atingir tal objetivo, serão selecionadas duas entidades que serão objeto de estudo e terão um plano estratégico desenvolvido pela equipe interdisciplinar do projeto. O plano estratégico conterá a análise ambiental, o estabelecimento das diretrizes organizacionais e a formulação de estratégias, de acordo com as informações compartilhadas de modo deliberado pelas entidades. Com base nas estratégias sugeridas, espera-se auxiliar as entidades beneficiadas a se manterem atuantes para que possam contribuir ainda mais para o desenvolvimento social da região. Já como resultado para a instituição, espera-se promover uma maior aproximação com a comunidade, divulgando os cursos e estreitando laços para a proposição de novas ações no futuro.

 

Título: Projeto Sem fronteiras para estrangeiros

Coordenação: Loiva Salete Vogt

Resumo:

Este projeto tem como finalidade oferecer aulas práticas de leitura, atividades de pronúncia, interpretação e produção textual em língua portuguesa, bem como, noções de matemática, informática, história, geografia e cultura brasileira para estrangeiros residentes no município da Feliz, ou na região, tendo haitianos como grupo prioritário a ser atendido. O objetivo principal é aperfeiçoar a prática do idioma Português (brasileiro) e permitir que noções básicas das demais áreas elencadas sejam contempladas, de modo a auxiliar os estrangeiros que buscam progredir em seus estudos formais, inclusive os que pretendem participar dos processos seletivos de ensino técnico e tecnológico oferecidos no IFRS- Campus Feliz- RS.

 

Título: Evento Semana Acadêmica dos Cursos técnicos, tecnológicos e da engenharia do IFRS/Campus Feliz 2016

Coordenação: Ocinéia de Faria

Resumo:

A Semana Acadêmica dos Cursos Técnico em Meio Ambiente, Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais, Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Superior de Engenharia Química é um evento anual, que vem consolidar o calendário acadêmico e trazer a vanguarda dos estudos e da produção científica, técnica e tecnológica nas áreas abrangidas pelos cursos. O evento consiste num ciclo de palestras, debates e trocas de experiências com a finalidade de sensibilizar e envolver os futuros profissionais em relação às questões próprias das suas áreas, como são apresentadas e como, a luz do debate, são entendidas e melhor solucionadas.

 

Título: Evento 2ª Semana Acadêmica das Licenciaturas

Coordenação: Dolurdes Voos

Resumo:

A segunda Semana Acadêmica das Licenciaturas é um evento voltado ao compartilhamento e à multiplicação de saberes relacionados às áreas de Letras e Química. O objetivo desta ação de extensão é proporcionar momentos de reflexão, discussão e vivências de práticas pedagógicas com vistas a aprofundar os conhecimentos do público-alvo - composto pelos acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Letras e Química, egressos dos cursos técnicos do IFRS - Campus Feliz, bem como pela comunidade interessada (professores, alunos do magistério, gestores e demais profissionais ligados à educação). A metodologia consistirá na oferta de palestras com profissionais da área de Educação, bem como oficinas para aprofundamento teórico e posterior aplicação dos conhecimentos mobilizados nas áreas de Letras e Química. Os resultados previstos nesta ação de extensão englobam a oportunidade de uma formação complementar para os acadêmicos dos cursos envolvidos, assim como o aprofundamento e a atualização de conhecimentos a todos os participantes.

 

Título: Projeto Redação para ENEM e Vestibular

Coordenação: Paula Biegelmeier Leão

Resumo:

A Redação é, muitas vezes, decisiva em processos seletivos como os Concursos Vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Além disso, escrever bem é fundamental em vários aspectos da vida profissional, acadêmica e social. Elaborar um texto de qualidade demanda prática. Entretanto, dada a restrição de tempo e a ampla gama de conteúdos programáticos das aulas de Língua Portuguesa nas escolas, empreender um processo contínuo de produção textual nem sempre se torna viável. Para auxiliar a preencher tal lacuna, este projeto envolve um processo que vai além da prática de escrita de redações, envolvendo: a) análise e discussão dos critérios envolvidos na avaliação das redações; b) análise de textos reais que receberam notas altas, medianas e baixas; c) apresentação de estratégias de organização do pensamento e de tempo, dada a limitação temporal de processos seletivos; d) produção efetiva de textos dissertativos-argumentativos; e) avaliação e correção, pela equipe corretora, dos textos produzidos, com atribuição de nota; f) avaliação conjunta, em sala de aula, dos textos reais produzidos pela turma, por meio de projeção dos textos escaneados, para que os escritores aliem o ponto-de-vista de avaliadores ao de autores em futuras produções; g) reescrita dos textos, a partir das observações da equipe corretora e dos colegas e h) reavaliação das redações pela equipe corretora, com atribuição de novas notas. Pretende-se, com este projeto, contribuir para a formação de autores mais bem preparados e conscientes da natureza ramificada constitutiva da produção textual.

 

Título: Projeto Inglês Básico - módulo 1

Coordenação: Paula Biegelmeier Leão

Resumo:

O inglês é considerado o idioma mundial de comunicação. Nesse cenário, desenvolver as quatro habilidades (fala, escrita, compreensão auditiva e leitura) nessa língua estrangeira se configura como um diferencial positivo na formação de qualquer cidadão. O presente projeto visa a proporcionar à comunidade dos municípios atendidos pelo Câmpus Feliz do IFRS uma oportunidade de iniciar o aprendizado sistemático da língua inglesa. Além disso, objetiva a possibilitar o contato de alunos do Curso Superior de Licenciatura em Letras - Português e Inglês com a docência (desde a preparação de material até as atividades de ensino propriamente ditas).

 

Título: Feliz em Movimento

Coordenação: Vivian Treichel Giesel

Resumo: Trata-se de um projeto de atividades variadas abrangendo tópicos como: fisiologia do exercício; nutrição no exercício; saúde e movimento, além de exercícios para a manutenção da qualidade de vida. Cada tópico será abordado de formas variadas e com duração condizente com o aprofundamento dado ao tema e com as necessidades de intervenção prática associadas ao mesmo. É um projeto destinado ao público que deseja aprimorar seus conhecimentos em assuntos relacionados ao tipo de exercício ideal para cada necessidade. Além disso, serão disseminadas em todas as atividades do programa os aspectos nutricionais referentes à proposta de exercício físico adotada. Propõe-se que seja estimulada a prática de exercícios físicos através da aquisição de conhecimentos teóricos e da própria prática orientada. Como forma de estimular os participantes será sempre mantida a teoria de uma alimentação saudável, associada ao exercício, condizente com a melhoria dos parâmetros de saúde e prevenção de doenças.

 

Título: Escolinhas de Handebol e Voleibol do IFRS - Campus Feliz

Coordenação: Vivian Treichel Giesel

Resumo: Trata-se de um projeto para a realização de uma escolinha de Handebol e uma de Voleibol, voltada para adolescentes entre 14 e 18 anos do IFRS e comunidade da região. Propõe-se que seja estimulada a prática de exercícios físicos através do esporte competitivo. Serão ofertada duas turmas, sendo uma no turno da manhã e outra no turno da tarde. Tal prática será realizada 2 vezes por semana com duração de uma hora e meia, sendo uma hora de atividades e meia hora para deslocamentos, totalizando uma hora e trinta minutos. As atividades serão divididas em uma primeira parte de treinamento físico e uma segunda parte de treinamento tático e teórico. O projeto visa evitar que os adolescentes se tornem sedentários devido à grande influência da TV e da internet nos dias atuais. Também visa estimular a prática habitual de exercícios através da competição, a qual naturalmente estimula os adolescentes de forma prazerosa.

 

Título: Ações Afirmativas - NAPNE

Coordenação: Ubaldininha Torres Luize

Resumo: O Projeto de Ações Afirmativas do NAPNE - IFRS abrange todos os eventos realizados no Campus Feliz com temática inclusiva, visando à conscientização, à quebra de barreiras atitudinais e físicas que possibilitem a inclusão de pessoas com necessidades educacionais específicas na comunidade e na sociedade.

 

Título: Ortografia Vocabular do Português: origem, significação e uso

Coordenação: Jasiva da Silva Corrêa Zimmer

Resumo: A escrita correta é essencial para a ocorrência da boa comunicação, seja no meio social, profissional ou discente. A ortografia, como toda atividade a ser bem realizada, requer uso frequente, ou seja, a necessária prática. O presente projeto objetiva relacionar vocábulos do Português através de buscas que comprovem, que evidenciem dificuldade ortográfica; pesquisar etimologia deste rol de vocábulos do Português; analisar significações de cada palavra desde a origem até o uso atual; durante os encontros será abordado, estudado o material pesquisado, através de exposições, projeções, análises, testes e aplicações contextualizadas das significações obtidas; culminando com a confecção de um guia ortográfico de vocábulos do Português - origem, significação e uso, de modo que o participante pratique a relação origem e significação para ortografar e comunicar as mais variadas situações.

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Feliz

Rua Princesa Isabel, 60 | Bairro Vila Rica | CEP: 95770-000 | Feliz - RS

E-mail: comunicacao@feliz.ifrs.edu.br | Gabinete: gabinete@feliz.ifrs.edu.br | Telefone: Lista de Telefones