Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Professores do Câmpus são aprovados no Edital 94/2013 do MEC/Setec/CNPq

Os professores André Zimmer e Marcelo Dal Bó, do Câmpus Feliz do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul foram aprovados no Edital 94/2013 do MEC/Setec/CNPq - Apoio a Projetos Cooperativos de Pesquisa Aplicada e de Extensão Tecnológica.

O edital teve o objetivo de selecionar propostas dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais para apoio financeiro, que visem contribuir para o desenvolvimento científicos, tecnológico e de inovação do País.

Confira os projetos selecionados:

* Prof. André Zimmer

Título: Estudos para a Redução do Ciclo de Queima de Blocos Cerâmicos

Objetivos Gerais: Reduzir o tempo de queima de blocos cerâmicos para alvenaria e consequentemente aumentar a produtividade, diminuir gastos energéticos e reduzir o impacto ambiental.

Objetivos específicos: Identificar os limites mínimos possíveis para o tempo de queima sem que ocorram perdas de propriedades de blocos cerâmicos para alvenaria; Mensurar a perda de propriedades de blocos cerâmicos de alvenarias em tempos de queima inferiores aos quais há perda de propriedades; Quantificar os valores de redução dos gastos energéticos versus a redução do tempo de queima; Realização de um estudo preliminar para a utilização de novos tipos de fornos para a queima de blocos cerâmicos.

* Prof. Marcelo Dal Bó

Título: Estudo do Incremento da Resistência Mecânica em Porcelanato obtido por Têmpera Química

Objetivo Geral: Estudar o incremento da resistência mecânica em materiais porcelânicos via tratamento químico de troca catiônica superficial.

Objetivos Específicos: Estudar o processo de troca catiônica em materiais porcelânicos; Estudar o efeito da temperatura, tipo de sal, tempo de ensaio e composição química do porcelanato sobre a têmpera química de materiais porcelânicos; Possibilitar a redução da espessura de placas cerâmicas de porcelanato, e; Desenvolver um processo inovador de incremento de resistência mecânica em materiais porcelânicos.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Feliz

Rua Princesa Isabel, 60 | Bairro Vila Rica | CEP: 95770-000 | Feliz - RS

E-mail: comunicacao@feliz.ifrs.edu.br | Gabinete: gabinete@feliz.ifrs.edu.br | Telefone: Lista de Telefones