Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

IFRS realizou processo seletivo 2014/1 neste domingo, 01/12

Candidatos do Câmpus Feliz.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul realizou neste domingo, 01/12, o processo seletivo 2014/1. Pela primeira vez a prova foi aplicada de forma unificada entre os 12 câmpus da instituição (Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre (câmpus Porto Alegre e Restinga), Rio Grande e Sertão).

O Câmpus Feliz ofereceu 96 vagas no processo seletivo, distribuídas entre os cursos técnicos em Informática (integrado ao Ensino Médio, com 32 vagas), em Cerâmica (concomitante e subsequente, com 32 vagas) e Meio Ambiente (subsequente, com 16 vagas + 16 pelo Exame Nacional do Ensino Médio) e Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais (16 vagas + 16 pelo ENEM). O curso mais procurado foi o tecnólogo com 7,25 candidatos por vaga.

Dos 237 inscritos no Câmpus Feliz, 27 candidatos não compareceram. Pela manhã foram aplicadas as provas dos cursos técnicos em Informática e Cerâmica, com abstenção de 10,11%. À tarde, foi a vez dos candidatos ao curso técnico em Meio Ambiente e Curso Superior de Tecnologias em Processos Gerenciais, sendo a abstenção de 16% para o primeiro curso e 12,07% para o segundo.

De acordo com a Comissão Permanente de Seleção do Câmpus, o processo seletivo ocorreu dentro da normalidade. Pela manhã, o representante da Reitoria, Franck Joy de Almeida,esteve na unidade.

A prova de redação, aplicada aos candidatos aos cursos superiores, abordou o Facebook e as redes sociais como tema central.

Para garantir a acessibilidade ao processo, o IFRS ofereceu as provas também gravadas em Libras (Língua Brasileira de Sinais), realizadas por três candidatos (nos câmpus Porto Alegre, Rio Grande e Osório); em Braile, feita por um candidato do Câmpus Rio Grande; e com letra ampliada, aplicada a um candidato do Câmpus Farroupilha. Algumas salas também tiveram acesso facilitado.

O gabarito preliminar será divulgado nesta segunda-feira, 02/12, no site www.ifrs.edu.br. O período para interposição de recursos ao gabarito será de 2 a 4/12, em cada câmpus, conforme o item 6 do Edital 009/2013.

A divulgação do resultado do processo seletivo, da 1ª chamada e de orientações para a matrícula ocorrerá no dia 10 de dezembro para os cursos técnicos, e no dia 19 de dezembro para os cursos superiores.

Todas as informações podem ser acompanhadas pelo site www.ifrs.edu.br.

Fique atento:

02/12/2013 - Divulgação do gabarito preliminar das provas, no site www.ifrs.edu.br.

02 a 04/12/2013 - Interposição de recursos quanto ao gabarito das provas. Em cada Câmpus, conforme item 6 do edital 009/2013

10/12/2013 - Divulgação do resultado dos recursos e gabarito final da prova, no site www.ifrs.edu.br

10/12/2013 - Divulgação do resultado do processo seletivo para os cursos técnicos, da 1ª chamada e orientações para a matrícula com calendário. No site www.ifrs.edu.br e no site de cada Câmpus.

19/12/2013 - Divulgação do resultado do processo seletivo para os cursos superiores, da 1ª chamada e orientações para a matrícula com calendário ou informação da data desta, em função da correção das redações. No site www.ifrs.edu.br e no site de cada Câmpus. 19/12/2013 - Informações sobre a chamada pelo Sisu. No site www.ifrs.edu.br e no site de cada Câmpus.

Sobre o Processo Seletivo unificado 2014/1 do IFRS:

O edital de abertura do Processo Seletivo 2014/1 para ingresso nos cursos dos 12 câmpus do IFRS no 1º semestre de 2014 foi divulgado no dia 21 de setembro. As inscrições para o Processo Seletivo 2014/1 do IFRS ocorreram no período de 7/10 a 11/11.

Neste concurso houve 9.379 inscritos concorrendo a 2.166 vagas em cursos superiores e técnicos de nível médio. Via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), são mais 1.444 inscritos, que concorrem a 463 vagas em cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio.

O IFRS oferece 2.020 vagas em cursos técnicos de nível médio e 1.219 vagas em cursos superiores, todos gratuitos, distribuídas em 12 câmpus no Rio Grande do Sul. Das vagas para os cursos subsequentes, 50% terão ingresso mediante as notas no Enem e das vagas para os superiores, 50% serão com ingresso via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujas inscrições ainda não foram realizadas.

Esta é a primeira vez que o IFRS realiza seleção de forma unificada entre todos os seus câmpus, com o objetivo de dar mais agilidade ao processo.

Sobre o IFRS:

O IFRS é uma instituição federal de ensino público e gratuito. Foi criado em 29 de dezembro de 2008, pela lei 11.892, e pertence à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Atua para promover a educação profissional e tecnológica gratuita e de excelência, em todos os níveis, e impulsionar o desenvolvimento sustentável da região.

Atualmente, conta com aproximadamente 17 mil alunos, em 91 cursos técnicos e superiores de diferentes modalidades. Atua também com a oferta de cursos de pós-graduação e nos programas do governo federal Pronatec, Mulheres Mil e Formação Inicial Continuada (FIC).

Conheça as modalidades de cursos oferecidos:

  • Técnicos de nível médio integrado - permite a formação de Ensino Médio e técnica profissional simultaneamente.
  • Técnicos de nível médio subsequente - formação técnica profissional para os alunos que já concluíram o Ensino Médio.
  • Técnicos de nível médio concomitante - formação técnica profissional para os alunos que estão cursando o Ensino Médio e desejam complementar a formação.
  • Superior tecnológico - cursos superiores cuja vocação é atender a demandas específicas do mercado de trabalho. Quem conclui, é profissional de nível superior, denominado tecnólogo.
  • Bacharelados - cursos superiores que formam para atuar de forma mais ampla no mercado.
  • Licenciaturas - cursos superiores indicados para quem quer atuar como professor de Ensino Fundamental e Médio, com disciplinas ligadas à didática, psicologia e pedagogia.

Galeria

Candidatos do Câmpus Feliz. Candidatos do Câmpus Feliz. Candidatos do Câmpus Feliz. Candidatos do Câmpus Feliz. Candidatos do Câmpus Feliz.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Feliz

Rua Princesa Isabel, 60 | Bairro Vila Rica | CEP: 95770-000 | Feliz - RS

E-mail: comunicacao@feliz.ifrs.edu.br | Gabinete: gabinete@feliz.ifrs.edu.br | Telefone: Lista de Telefones