Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Câmpus Feliz forma primeira turma do Pronatec

Turma de formandos dos cursos de inglês básico e intermediário do Pronatec de Pareci Novo.

Treze alunos da unidade remota de Pareci Novo do Câmpus Feliz do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul receberam os certificado de conclusão dos cursos Inglês Básico 1 e Intermediário do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec). A cerimônia, realizada no dia 11/10 na Fenac, em Novo Hamburgo, teve a presença da presidente da República, Dilma Rousseff.

Em seu discurso, a presidente falou do ensino técnico para melhorar as condições de vida de parte da população por meio da capacitação profissional. "Eu me orgulho muito de estar nessa formatura. O Pronatec é um momento importante para o Brasil. Ele tem um objetivo fundamental, que é melhorar a vida de cada brasileiro e cada brasileira que queira estudar, se capacitar para o trabalho", disse ela.

A aluna Ana Gabriela Gonçalves Fernandes, que concluiu o curso de auxiliar administrativo no Câmpus Porto Alegre do IFRS, foi a juramentista dos formandos, e recebeu o seu certificado de conclusão das mãos da presidente Dilma.

A solenidade ainda contou com a presença do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que em sua fala destacou a oferta de novas vagas e a ampliação e reforma da infraestrutura das redes de ensino técnico, para fortalecer o trabalho das redes de educação profissional e tecnológica. "Antes da expansão, o Rio Grande do Sul contava com 12 unidades de educação profissional e tecnológica. Até o final do governo Dilma, vamos entregar 40", disse Mercadante.

Em Pareci Novo, os cursos foram ministrados pelas professoras Denise Lamb Hanauer e Elaine Konflanz Bersch, inglês básico e intermediário, respectivamente. O coordenador adjunto do Pronatec no Câmpus Feliz, professor Luís Carlos Cavalheiro da Silva; a supervisora da unidade remota de Pareci Novo (área de inglês), professora Loiva Vogt; e o prefeito da cidade, Rafael Antonio Riffel, acompanharam o grupo de estudantes.

Além do Câmpus Feliz, 85 alunos do Câmpus Porto Alegre do IFRS concluíram os cursos de auxiliar administrativo, auxiliar de contabilidade, auxiliar de pessoal, condutor ambiental local, operador de computador, programador de sistemas, recepcionista e vendedor. Também receberam os certificados discentes do IFSul e do Sistema S, somando cerca de 1.200 gaúchos formados na ocasião.

Pronatec

O Pronatec foi criado em 2011, com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a educação profissional e tecnológica, com a meta de ofertar 8 milhões de vagas até 2014. Desde o lançamento, 4,6 milhões de brasileiros tiveram a oportunidade de fazer cursos técnicos e de formação inicial e continuada.

Confira a lista dos que concluíram os cursos pelo Câmpus Feliz:

Inglês básico

Adriana Rodrigues da Silva

Eliane Riffel

Enio Sergio Antunes Tavares

Gabriela Meirelles

Katia Maria Stroher Rambo

Maria Eliana Krug do Rosario

Rafael da Silva Silveira

Tatiana Rodrigues da Silva

Inglês intermediário

Afonso Both

Caio Fernando Schneiders

Enio Mauricio do Santos

Fatima Posser Kersch

Guilherme Petry

Henrique Dietrich

Jorge Paulo Petry

Karla Berger Rockenbach

Lucas Hartmann

Marcos Vinicius Machry

Maria Eduarda da Silva

Tatiane Seger

 

Assessoria de Comunicação Câmpus Porto Alegre e Câmpus Feliz

Galeria

Presidente Dilma Roussef na formatura do Pronatec. Presidente Dilma Roussef e juramentista Ana Gabriela Gonçalves Fernandes na formatura do Pronatec. Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, na formatura do Pronatec.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Feliz

Rua Princesa Isabel, 60 | Bairro Vila Rica | CEP: 95770-000 | Feliz - RS

E-mail: comunicacao@feliz.ifrs.edu.br | Gabinete: gabinete@feliz.ifrs.edu.br | Telefone: Lista de Telefones