Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Câmpus consulta a comunidade para a abertura de novos cursos

Sociedade participante da audiência pública

O IFRS - Câmpus Feliz realizou, na última terça-feira (9/7), uma audiência pública a fim de consultar a população do Vale do Caí e região sobre os novos cursos a serem ofertados pela instituição. Após a abertura da reunião, feita pelo diretor-geral, professor Giovani Forgiarini Aiub, o diretor de Ensino, professor Rodrigo Dullius, apresentou os eixos tecnológicos do Câmpus, que são: gestão, química, informática e educação. Além disso, ele falou sobre a lei de criação dos institutos federais, as finalidades e características dos mesmos.

Num segundo momento, Dullius apresentou os dados das duas pesquisas de demandas realizadas nos anos de 2012 e 2013, tendo sido consultados professores, alunos das séries finais do ensino fundamental, do ensino médio, pais de alunos, empresários, trabalhadores e trabalhadores rurais do Vale do Caí. Como resultado da primeira pesquisa, destacam-se os cursos: Técnico em Administração e Técnico em Meio Ambiente (ambos na modalidade Integrado ao Ensino Médio); Técnico em Administração e Técnico em Internet (concomitante ao Ensino Médio); Técnico em Recursos Humanos, Técnico em Finanças e Técnico em Internet (subsequente ao Ensino Médio); e Gestão Ambiental e Engenharia Química (como tecnólogo e bacharelado, respectivamente).

A segunda pesquisa, que teve como objetivo identificar as áreas de interesse para licenciaturas e de especializações, obteve os seguinte resultados: Química, Matemática, Biologia, Física e Letras (para licenciaturas) e Gestão Escolar e Meio Ambiente (para especializações). Para um possível mestrado, os cursos mais citados foram na linha de Ensino e Gestão Escolar.

Após a explanação e consulta aos presentes, considerando-se as demandas regionais, ofertas similares em outras instituições de ensino, a infraestrutura, o dimensionamento de docentes no Câmpus e as áreas de atuação do mesmo, definiu-se que para 2014-2016 serão ofertados os seguintes cursos:

* Modalidade Concomitante e/ou Subsequente ao Ensino Médio:

Técnico em Finanças

Técnico em Marketing

* Tecnólogo

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

* Licenciaturas

Química

Letras

* Especialização

Gestão Escolar

Com a necessidade de uma nova pesquisa de demandas para confirmar os resultados obtidos até então, para 2017-2018, estabeleceu-se os cursos:

* Técnico Integrado ao Ensino Médio

Administração

* Modalidade Concomitante e/ou Subsequente ao Ensino Médio

Técnico em Química

Técnico em Informática para Internet

* Tecnólogo

Gestão Ambiental

* Bacharelado

Engenharia Química

* Especialização

Gestão Ambiental (para 2016)

Galeria

Abertura da audiência pública Professor Rodrigo Dullius Audiência Pública Audiência Pública Audiência Pública

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Feliz

Rua Princesa Isabel, 60 | Bairro Vila Rica | CEP: 95770-000 | Feliz - RS

E-mail: comunicacao@feliz.ifrs.edu.br | Gabinete: gabinete@feliz.ifrs.edu.br | Telefone: Lista de Telefones