Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Programa Ciência sem Fronteira - Primeiro aluno do IFRS a conquistar bolsa para estudar no exterior

Giovani Gioto contemplado com bolsa.

O aluno do Câmpus Bento Gonçalves, Giovani Giotto, 19 anos, foi contemplado com uma das bolsas destinadas ao IFRS pelo governo federal para estudar no exterior através do Programa Ciências sem Fronteira (CSF).

Estudante do quinto semestre do curso de Tecnologia em Viticultura e Enologia, e bolsista da área de fitossanidade, Giotto, embarcou rumo ao Chile na última quinta-feira, 23/2, onde permanecerá durante um ano estudando na Pontificia Universidad Católica de Chile, em Santiago.

Natural de Flores da Cunha, estuda no IFRS desde 2008, cursando o ensino médio paralelo ao curso Técnico de Viticultutra e Enologia e atualmente a graduação nesta área. Descendente de família produtora de uva, desde cedo Giotto demonstrava interesse pela profissão. "Pretendia aprimorar meus conhecimentos para ajudar minha família, mas segui a graduação por que me identifiquei com o curso e anseio seguir atuando no ramo acadêmico", comenta.

Em contato com o estudante que está no Chile a pouco menos de uma semana, através da rede social facebook, quando solicitado uma fala sobre este momento de sua vida, ele descreveu: "Uma fala é bem complicado, pois são tantas coisas novas, mas uma que eu acho que se encaixa bem é: Experiência única e inesquecível, o que este intercâmbio está proporcionando e, creio eu, vai me proporcionar, não tem preço", finaliza Giotto.

O CSF é um programa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Ministério da Educação que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.

Outros alunos do IFRS selecionados para as bolsas do Programa em processo de tramitação.

Câmpus Bento Gonçalves

  • Carine Rusin - Itália
  • Lucas Victório Sbabo Fardo - Chile

Câmpus Porto Alegre

  • Érica Nicolao Lunardi - Canadá

Câmpus Sertão

  • Tiago Lodi de Souza - local a ser definido
  • Magda Simoni Barboza - local a ser definido

Ainda este ano, serão publicados outros editais para bolsas de estudo no exterior (graduação sanduíche no exterior) através do CSF. É importante observar que a fluência/certificação da língua do país de destino é um dos pré-requisitos para concorrer às cotas de bolsas do programa.

Interessados em conquistar uma bolsa de estudos no exterior devem focar nos estudos da língua estrangeira.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Feliz

Rua Princesa Isabel, 60 | Bairro Vila Rica | CEP: 95770-000 | Feliz - RS

E-mail: comunicacao@feliz.ifrs.edu.br | Gabinete: gabinete@feliz.ifrs.edu.br | Telefone: Lista de Telefones