Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Campus será pioneiro no estudo técnico da área Cerâmica no Rio Grande do Sul

Curso suprirá a necessidade de técnicos em cerâmica da região

O Campus Feliz do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) lançou oficialmente, na noite de 08 de novembro, o curso Técnico em Cerâmica - modalidade Subsequente ao Ensino Médio. O evento de lançamento, realizado na Câmara Municipal de Vereadores, contou com a presença de autoridades municipais, representantes da instituição educacional e pessoas da comunidade e região.

O evento abriu com as boas-vindas do Diretor-geral do Campus, professor Luís Carlos Cavalheiro da Silva, que destacou que o curso chega para suprir a necessidade de técnicos demandada pelo arranjo produtivo ceramista da região.

Após, o coordenador da área de Cerâmica, professor Dr. André Zimmer, apresentou os objetivos e peculiaridades do curso. "Nosso curso será bem abrangente, indo muito além da cerâmica vermelha, utilizada nas indústrias da região. O técnico em cerâmica formado pelo IFRS - Campus Feliz terá um mercado amplo de atuação, podendo trabalhar em grandes empresas que fabricam, por exemplo, peças sanitárias, vidros, até com cerâmica tecnológica - responsável pela fabricação de componentes de alta resistência ao calor e de grande resistência à compressão".

O lançamento do curso com a fala do Pró-Reitor de Ensino do IFRS, professor Sérgio Wortmann. Ele comparou os benefícios que serão proporcionados à região através curso de Cerâmica ofertado no Campus Feliz ao desenvolvimento impulsionado com a implantação do curso de Viticultura e Enologia, disponível no Campus Bento Gonçalves. "Uma região que já tem tradição na produção cerâmica só tem a ganhar com o estudo e a inserção de novas tecnologias. Isso foi o que aconteceu na Serra, que hoje produz os melhores vinhos do país".

O curso Técnico em Cerâmica será o primeiro do Estado a formar mão de obra para este mercado amplo, responsável por fornecer a maior parte dos insumos utilizados na construção civil. As aulas também irão abranger a produção cerâmica para os ramos industriais e artísticos. No Brasil, apenas dois cursos técnicos nesta área estão em andamento, sendo um em Santa Catarina e outro em São Paulo.

Para fazer sua inscrição no Processo Seletivo 2012/1 do IFRS - Campus Feliz e concorrer a umas das 20 vagas disponíveis para este curso, ou para os demais cursos ofertados gratuitamente pela instituição, acesse www.feliz.ifrs.edu.br. As inscrições podem ser feitas somente até 16/11.

Galeria

Prof. Cavalheiro deu início ao lançamento Prof. André Zimmer fez a apresentação do curso Prof. Sérgio Wortmann encerrou o lançamento

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Feliz

Rua Princesa Isabel, 60 | Bairro Vila Rica | CEP: 95770-000 | Feliz - RS

E-mail: comunicacao@feliz.ifrs.edu.br | Gabinete: gabinete@feliz.ifrs.edu.br | Telefone: Lista de Telefones