Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Projeto Ceramicando na Escola e a educação etnicorracial

Projeto Ceramicando

O Projeto de Extensão Ceramicando do Campus Feliz esteve visitando a Escola Municipal de Ensino Fundamental Vinte e Nove de Abril, no município de São Vendelino. Na oportunidade, os alunos do 5º ano, participaram da oficina abordando a modelagem da cerâmica como possibilidade de Educação Etnicorracial, ministrada pelos bolsistas Jaqueline Rucks, Arthur Franzen Kunrath e Maria Júlia Hunning Ehlert e a coordenadora do projeto de extensão do Campus Feliz, Viviane Diehl.

O Projeto objetiva promover a visibilidade da cerâmica contextualizando abordagens curriculares da educação para as relações étnico-raciais (indígena e africana), com os alunos da educação básica, por meio de ações que proporcionem experiências no campo da cerâmica, ampliando o conhecimento sobre a formação intercultural do povo brasileiro.

O primeiro módulo das oficinas nesta escola abordou a produção cultural dos africanos, na qual os alunos modelaram as máscaras. No segundo módulo, que ocorrerá no dia 03 de outubro, será abordada a queima alternativa, a partir da construção de um forno na própria escola, e o acompanhamento da queima pelos alunos.

As oficinas continuam nas escolas inscritas, até o final de novembro.

Segundo Viviane Diehl, a arte cerâmica no âmbito da cultura etnicorracial contribui no processo educativo para o reconhecimento da responsabilidade social e da interculturalidade que constitui o povo brasileiro.

Galeria

Projeto Ceramicando Projeto Ceramicando

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Feliz

Rua Princesa Isabel, 60 | Bairro Vila Rica | CEP: 95770-000 | Feliz - RS

E-mail: comunicacao@feliz.ifrs.edu.br | Gabinete: gabinete@feliz.ifrs.edu.br | Telefone: Lista de Telefones