Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Curso "Educação Inclusiva - Primeiros Passos" tem aula inaugural

Aula inaugural do curso "Educação Inclusiva - Primeiros Passos"

Dentro o projeto de extensão "Ações Afirmativas - Napne" do Campus Feliz do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS (IFRS), o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (Napne) da unidade promoveu, na noite do dia 19 de maio de 2016, a aula inaugural do curso "Educação Inclusiva - Primeiros Passos" com uma roda de conversa. Presente no evento, realizado no Centro Cultural de Feliz, o diretor-geral pro tempore do Campus Feliz, Giovani Forgiarini Aiub, destacou a importância do curso e a grande procura pelo mesmo e informou que uma nova edição deverá ser oferecida no segundo semestre.

O bate-papo foi aberto com a apresentação do presidente da Apae de Feliz, Fernando Canal, que mostrou as atividades realizadas na entidade e as formas para mantê-la em funcionamento, atendendo ao público. A técnica em enfermagem de Bom Princípio, Iridi Teresinha Ludvig, que é mãe de um aluno do Campus Feliz que tem baixa visão, falou da dificuldade de receber o diagnóstico e de incluir uma criança com deficiência. "Como mãe a gente deve encorajar: Tu vais conseguir. Por mais que tu sejas diferente, tu vais conseguir", desabafa.

A diretora da Associação de Pais e Amigos do Autista de Caxias do Sul, Luiza Palhano, também ressaltou a dificuldade de se ter o diagnóstico, principalmente porque o autismo é ainda pouco conhecido e as orientações são poucas. Ela lembrou que cada criança autista é uma, tem suas especificidades e precisa de atendimento, de cuidados específicos. A neuropsicopedagoga Tatiana Novello, de Caxias do Sul, ratificou a ideia e disse que, embora tenha várias especializações na área, é com as mães que entende qual a melhor maneira para trabalhar com o aluno, pois a aprendizagem se dá na convivência.

A pedagoga Tatiane Karnopp - da sala de Recurso Multifuncional de Bom Princípio, Feliz e Vale Real - encerrou a primeira parte das falas, apresentando exemplos de tecnologias assistivas utilizadas em escolas da região do Vale do Caí a fim de superar as diferentes deficiências.

Na sequência, iniciou-se o debate com a participação da plateia.

O evento teve apoio da Prefeitura de Feliz.

Confira fotografias do evento no perfil do Campus no Facebook.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Feliz

Rua Princesa Isabel, 60 | Bairro Vila Rica | CEP: 95770-000 | Feliz - RS

E-mail: comunicacao@feliz.ifrs.edu.br | Gabinete: gabinete@feliz.ifrs.edu.br | Telefone: Lista de Telefones