Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Aula inaugural da Licenciatura em Química debate o tema "O que é ciência afinal?"

Professor Áttico Chassot na palestra no Campus Feliz.

Para uma plateia repleta de estudantes e docentes, o professor Áttico Chassot ministrou a palestra "O que é ciência afinal?", no dia 30 de março de 2016, durante a aula inaugural do curso de Licenciatura em Química. Num primeiro momento, o docente alertou sobre a necessidade de se utilizar diferentes "óculos" para ver o mundo da ciência, sendo que alguns deles podem ser a lente da religião, dos mitos e do senso comum. Não há como determinar qual o melhor e ainda é possível utilizar dois ao mesmo tempo.

"Ciência é uma linguagem construída pelos homens e mulheres para explicar o mundo natural; não tudo, pois para certas coisas não há respostas", disse. Além disso, ao citar a frase de Isaac Newton "Se consegui enxergar tão longe é porque me apoiei nos ombros de outros gigantes", Chassot afirmou que a ciência é feita a partir desta metodologia, ou seja, por meio de revisão bibliográfica; que não é boa ou má, depende do uso que se faz; que é um mentefato - algo construído mentalmente; e que não tem verdade, porém aceita algumas verdades transitórias, provisórias em um cenário parcial no qual os humanos não são o centro da natureza, mas elementos da mesma.

Ao fazer um comparativo com a religião, o docente informou que à ciência estaria reservado o papel de explicar e transformar o mundo, enquanto que à religião cabe garantir que essas transformações sejam melhores.

Também participaram da palestra docentes e estudantes dos cursos de Licenciatura em Letras e do Técnico em Meio Ambiente, além de outros interessados.

Confira as fotografias do evento no perfil do facebook do Campus Feliz.

Palestrante:

Áttico Chassot, professor desde 13 de março de 1961, é licenciado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestre e doutor em Educação pela mesma instituição. Fez pós-doutoramento na Universidade Complutense de Madri. Foi professor visitante na Aalborg Universitete na Dinamarca. Foi co-orientador em processo de cotutela na Universidade de Lyon 2. França. Foi professor titular da PUC-RS, FAPA, UFRGS (onde foi coordenador do Curso de Química e diretor do Instituto de Química), ULBRA, UNISINOS (onde foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação), URI Frederico Westphalen (Programa de Pós Graduação em Educação), UNILASSALE Canoas (Programa de Pós Graduação em Educação) e do Mestrado Profissional de Reabilitação e Inclusão do Centro Universitário Metodista - IPA, em Porto Alegre. É Orientador de doutorado e professor na REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. É autor de vários livros, dos quais sete estão ainda em circulação: A ciência através dos tempos (Moderna, 1994, 29ªed. 2014). Para que(m) é útil o ensino? (EdULBRA, 1995, 3ªed, 2014, EdUNIJUÍ); Alfabetização científica: questões e desafios para a educação (EdUNIJUI, 2000, 6ªed, 2014); A Ciência é masculina? É sim, senhora! (EdUnisinos, 2002, 7ªed, 2014); Educação consciência (EdUNISC, 2003, 2ªed, 2007); Sete escritos sobre Educação e Ciências (Cortez, 2007; esgotado; breve e-book)); e Memórias de um professor: hologramas desde um trem misto (EdUNIJUÍ. 2012). Tem nos livros e no escrever duas de suas paixões. É conectado ao mundo internético onde mantém um blogue que busca fazer alfabetização científica: Mestrechassot.blogspot.com. Já esteve, enquanto professor, em todas as unidades da federação e em alguns países. Mais detalhes em www.professorchassot.pro.br (Fonte: Currículo Lattes)

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Feliz

Rua Princesa Isabel, 60 | Bairro Vila Rica | CEP: 95770-000 | Feliz - RS

E-mail: comunicacao@feliz.ifrs.edu.br | Gabinete: gabinete@feliz.ifrs.edu.br | Telefone: Lista de Telefones