Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Campus promove recepção dos alunos

Entusiasmo, motivação e integração. Estes foram alguns dos sentimentos que envolveram estudantes e servidores que participaram da Recepção aos Alunos - 2016 do Campus Feliz do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS (IFRS) realizada no dia 09 de março. A atividade - que teve a parceria da Prefeitura de Feliz, com a cedência do Centro Cultural - foi realizada nos turnos da tarde e da noite.

Durante os dois momentos, os alunos, tantos os calouros quanto os veteranos, conheceram melhor a instituição e participar de momentos culturais. Em suas falas de boas-vindas, o diretor-geral pro tempore da unidade, Giovani Forgiarini Aiub, explicou o que é e como é constituído o IFRS; como surgiu o Campus Feliz; e apresentou alguns números atuais da unidade: quase 600 estudantes, 48 docentes, 36 técnicos-administrativos e quatro estagiários, além de uma equipe de terceirizados da limpeza, portaria, segurança, jardinagem, infraestrutura.

Entre as conquistas, Giovani citou a nota máxima na avaliação in loco realizada pelo Ministério da Educação do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais; o destaque estadual entre todos os campi dos institutos federais do RS no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); e os alunos, razão de existir a instituição.

Na sequência, os diretores de Administração e Planejamento, Vivian Treichel Giesel, e de Ensino, Cleonei Antonio Cenci, apresentaram seus respectivos departamentos, explicando os setores que os integram e o que os estudantes podem encontrar e esperar destas áreas.

Impossibilitada de participar do evento em virtude de licença médica, a coordenadora de Extensão, Viviane Diehl, encaminhou um vídeo, que foi complementado com o depoimento do aluno Gustavo Gohlke que, em 2015, foi bolsista de extensão no Campus Feliz.

O coordenador de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Eduardo Echevenguá Barcellos, apresentou o departamento que atua e explicou a possibilidade que os discentes têm de participar de bolsas na área. O estudante Luís Guilherme Eich falou sobre sua participação como bolsista de Pesquisa, o quanto isso acrescentou na sua formação pessoal e profissional. Ainda, o aluno Eric Tempass Hafemeister relatou sua experiência como participante do Programa de Monitoria 2015.

Os estudantes do ensino médio e da Engenharia Química também tiveram a oportunidade de conhecer o que são os núcleos de Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne), apresentado pela presidente do serviço, Ubaldininha da Costa Torres Luize, e o de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), exposto pelo integrante Henrique Sant'anna.

No turno da tarde, o evento contou com a participação do prefeito de Feliz, Albano Kunrath, que deu as boas-vindas aos discentes. O chefe do executivo lembrou que a cidade foi destaque nacional, recentemente, pelo baixo nível de analfabetismo e que o Instituto Federal também é responsável por isso, não somente a rede municipal. Albano lembrou que, embora o Campus Feliz esteja instalado no município, ele tem alunos de toda a região do Vale do Caí. "Não é à toa que a região é conhecida como Vale da Felicidade. Não é toda a região que oferece educação de graça e qualificada", concluiu.

Ainda durante a tarde, os participantes prestigiaram a esquete teatral "Pastoreio", elaborada por estudantes da Escola Municipal Alfredo Spier em 2015, tendo que alguns dos atores, em 2016, são alunos do IFRS - Campus Feliz: Caroline Dewes Nienov, Lucas Schlindwein e Tauana Auler Rosa.

Além do teatro, outro momento cultural foi o show musical da cantora e instrumentalista felizense Daiana Radke e de parte da Orquestra de Sopros de Feliz, da qual fazem parte alguns alunos do Campus Feliz e é comandada pelo maestro Rodrigo Hillebrand.

A recepção à tarde foi finalizada com a fala do estudante o Curso Superior de Processos Gerenciais, Alexandre Harter, sobre as comissões, conselhos e outros tipos de ações institucionais que demandam a participação dos alunos e são importantes para tomadas de decisões relacionadas à comunidade acadêmica.

Noite

À noite, os estudantes ouviram os membros da Equipe Diretiva sobre a instituição e seus respectivos departamentos, assim como o depoimento do discente Gustavo Gohlke - bolsista de extensão. Pela área de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, a aluna Victória de Matos comentou sua experiência como bolsista.

Outro diferencial da noite foi apresentação musical do Trio Acústico composto pelos estudantes Gian John Giusti, Rodrigo Arnhold e Cleiton Ely. Além disso, a secretária de Educação substituta de Feliz, Karina Rott, representou o prefeito Albano Kunrath e ressaltou o orgulho de ter uma unidade do Instituto Federal na cidade, o qual contribui para a educação e qualidade de vida nos municípios da região.

Ainda durante o evento, houve a apresentação do Diretório Central dos Estudantes (DCE), que organizou uma ação para arrecadar alimentos, tendo como finalidade contribuir com a APAE de Feliz que realiza oficina de culinária com seus alunos.

 

Confira as fotos no perfil do Campus Feliz no Facebook.

- Recepção: Cursos diurnos

- Recepção: Cursos noturnos

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Feliz

Rua Princesa Isabel, 60 | Bairro Vila Rica | CEP: 95770-000 | Feliz - RS

E-mail: comunicacao@feliz.ifrs.edu.br | Gabinete: gabinete@feliz.ifrs.edu.br | Telefone: Lista de Telefones