Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

21/10/09 - Alunos e Professores na Mostra Técnica

Profes. Fabrício e Rosane e os alunos Moisés e Márcia, que representaram o Núcleo Avançado da Feliz na Mostra Técnica em Bento Gonçalves.

Os alunos Márcia Klering Staudt e Moisés Alberto Reichert do Curso Técnico em Administração no Núcleo Avançado de Feliz apresentaram os seus trabalhos de estágio na Mostra Técnica.

A oportunidade foi aproveitada pelos estudantes, que levaram um pouco de seu conhecimento adquirido no curso Técnico em Adminsitração, do seu trabalho e da sua experiência em suas empresas.

 

 

Resumo do trabalho de Moisés Alberto Reichert, com orientação da Profa. Rosane Pagno:

A análise do layout em uma organização é importante por configurar a disposição física dos equipamentos, levando-se em consideração a movimentação de material, armazenamento, mão-de-obra e outras atividades e serviços que proporcionem satisfação e segurança para os colaboradores. Por outro lado, os estoques tem a função de funcionar como reguladores do fluxo de negócios e ocupam um determinado espaço físico dentro da empresa. A partir destas questões, foram determinados os objetivos do trabalho: analisar o layout atual da fábrica e estabelecer um novo arranjo físico de acordo com o fluxograma do processo e implantar a gestão de estoques na empresa. A metodologia utilizada compreende a pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Após a análise dos dados, um novo arranjo físico foi implantado e iniciou-se o processo de implantação da gestão de estoques utilizando o software Saicco. Os resultados obtidos até o momento foi o aumento da produtividade e a resposta rápida para a tomada de decisões.

 

 

Resumo do trabalho de Márcia Klering Staudt, com orientação do Prof. Fabrício Sobrosa Affeldt:

A atividade empresarial visa sempre diminuir ou minimizar os problemas na produção, para que se possa aumentar a margem de lucro. A qualidade do produto final e o próprio processo produtivo de uma empresa oferecem oportunidades para o seu estudo e para a proposta de melhorias.

Neste trabalho, apresenta-se o processo produtivo de uma indústria da área de cerâmica vermelha, que produz telhas destinadas ao mercado da construção civil: a Cerâmica Martini Ltda., com unidade fabril estabelecida na cidade de Vale Real, no Rio Grande do Sul.

A estratégia utilizada foi o estudo de caso, através do método da observação e de entrevistas realizadas junto ao diretor da empresa e com colaboradores da área de produção da empresa. Analisou-se o processo produtivo e o comportamento das telhas submetidas ao processo de queima em fornos túnel, salientando-se que capacidade produtiva atual da empresa é de 14.000 peças por dia.

A análise permitiu que a empresa avaliasse a qualidade dos seus produtos, bem como as perdas do processo produtivo. Ao final, foram apresentados os fluxos do processo produtivo. Quanto aos resultados obtidos até o momento, salienta-se a adoção de propostas para melhorias no sistema de produção, através da mudança no layout, do treinamento dos colaboradores e da adoção de novas práticas produtivas que objetivam a redução das perdas.

Galeria

Prof. Fabrício e a estudante Márcia, no estande da Mostra Técnica do Campus Bento Gonçalves do IFRS. Profa. Rosane e o estudante Moisés, no estande da Mostra Técnica do Campus Bento Gonçalves.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Feliz

Rua Princesa Isabel, 60 | Bairro Vila Rica | CEP: 95770-000 | Feliz - RS

E-mail: comunicacao@feliz.ifrs.edu.br | Gabinete: gabinete@feliz.ifrs.edu.br | Telefone: Lista de Telefones