Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Professoras do IFRS são selecionadas para capacitação nos Estados Unidos

Quatro docentes do IFRS foram classificadas para o Programa de Capacitação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Pela iniciativa, professores de língua inglesa das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica terão a oportunidade de participar de atividades acadêmicas e culturais nos Estados Unidos, durante oito semanas. Do IFRS participarão as professoras Paula Biegelmeier Leão, do Campus Feliz; Lucía Silveira Alda, do Campus Rio Grande; Fernanda Knecht, do Campus Restinga; e a reitora Cláudia Schiedeck Soares de Souza, professora do Campus Bento Gonçalves.

No total, 75 brasileiros foram habilitados. Os candidatos selecionados apresentaram proposta de plano de trabalho para o desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e extensão para atuação no âmbito do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), por um período mínimo de um ano, em sua instituição de origem ou em instituições das redes públicas de ensino.

A capacitação

O embarque está previsto para 15 de janeiro de 2016. A capacitação ocorrerá em turno integral, em uma das duas instituições associadas: Virginia Community College, em Washington/Distrito de Colúmbia; ou City College of San Francisco, em São Francisco/Califórnia. O retorno ocorre em março de 2016.

Para a professora Paula, há uma grande expectativa: "Pretendo aprender o máximo que puder para depois compartilhar os conhecimentos mobilizados tanto no âmbito do ensino quanto no de extensão", argumenta. Já a professora Fernanda tem certeza de que será uma oportunidade única de aprendizagem e compartilhamento de experiências e ideias. "Além de conhecer professores de IFs de todo o Brasil, estarei imersa na Língua Inglesa, estudando e discutindo novas e melhores formas de contribuir para o aprendizado de nossos alunos aqui no Brasil." Ela completa: "Tenho certeza de que todos os professores participantes do programa voltarão para seus IFs muito motivados e inspirados a darem o melhor de si".

A professora Lúcia aponta o sentimento de contentamento. "Acredito que estar em contato com novas metodologias, formas de ensinar (e aprender) e poder discutir isso com outros professores da rede federal é de grande riqueza. Além disso, participar dessa experiência e estabelecer contatos com professores e centros de ensino internacionais pode contribuir diretamente para a qualificação dos alunos", comenta.

"Esses eventos de capacitação no exterior para formação de docentes contribuem sempre para a qualidade do ensino que ofertamos aos nossos alunos", afirma Cláudia. "A partir desse processo, pretendo contribuir para a ampliação do processo de internacionalização do IFRS e também da Rede, inovando nas práticas pedagógicas e nas possibilidades de mobilidade para os estudantes e servidores do Instituto", finaliza a reitora.

O resultado foi divulgado na terça-feira, 17 de novembro de 2015.

Fonte: Comunicação Reitoria do IFRS

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Feliz

Rua Princesa Isabel, 60 | Bairro Vila Rica | CEP: 95770-000 | Feliz - RS

E-mail: comunicacao@feliz.ifrs.edu.br | Gabinete: gabinete@feliz.ifrs.edu.br | Telefone: Lista de Telefones