Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Campus Feliz realiza 4ª Mostra Técnica

De 26 a 28 de outubro, o Campus Feliz do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS realizou sua 4ª Mostra Técnica, que neste ano teve como tema "Fomentando Futuros". A abertura do evento ocorreu no Centro Cultural de Feliz e contou com a presença da pró-reitora de Extensão do IFRS, Viviane Silva Ramos, que na ocasião representou a magnífica reitora da instituição, Cláudia Schiedeck Soares de Souza; com a pró-reitora adjunta de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFRS, Clarice Monteiro Escott; com o diretor-geral pro tempore do Campus Feliz, Giovani Forgiarini Aiub; com a diretora de Administração e Planejamento da unidade e coordenadora do evento, Vivian Treichel Giesel; com a coordenadora de Extensão do Campus Feliz, Viviane Diehl; com o coordenador de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da unidade, Moser Silva Fagundes; com os secretários da Fazenda e da Educação, Lazer e Desporto da cidade de Feliz, Clovis Freiberger Junior e Marcia Maristela Fetzer, respectivamente; com o pró-reitor adjunto de Extensão do IFRS, Getulio Jorge Stefanello Junior; além de outras autoridades.

Em sua fala, o diretor-geral do Campus Feliz destacou que a Mostra Técnica é o ápice das ações do Campus, onde são mostrados as atividades de ensino, pesquisa e extensão e, também, é possível observar o trabalho realizado pelo administrativo. Giovani ressaltou que dos números anunciados na abertura da 3ª Mostra Técnica, cinco novos cursos foram abertos em 2015, incluindo o mestrado intercampi (Caxias do Sul, Farroupilha e Feliz); foi concluída a obra do prédio B e iniciada do prédio A; e o espaço da Biblioteca foi duplicado. "Saímos de um lugar chamado Escola Técnica, para entrar no 'MeuMundoIFRS'", disse.

Ele ainda lembrou que há poucos dias, ao chegar no Campus e ver um papel colado na porta da sala e ao pensar que era um aviso administrativos, se surpreender por perceber que era uma poesia, resultado da atividade "Assalto Literário" promovida pelo professor Odair José da Silva Santos em sua disciplina no curso de Licenciatura em Letras.

Para a pró-reitora adjunta de PPI, Clarice Escott, foi um prazer participar de um evento que agrega as atividades desenvolvidas ao longo do ano. Além disso, disse que a PROPPI tem uma grande identificação com o tema escolhido para a Mostra Técnica em 2015. "É para isto que a PROPPI trabalha, para que os campi tenham condições de que cada estudante seja futuro", afirmou.

De acordo com a pró-reitora de Extensão, Viviane Ramos, o trabalho realizado pelo Campus Feliz merece toda a atenção e respeito, que toda vez que vem à cidade percebe o crescimento. "Era o menor campus do IFRS, mas nunca foi o menor em número de ações de extensão", destacou.

Na sequência, o professor Gustavo Reis ministrou a palestra "Conhecimento, Criatividade e Inovação". Ele iniciou sua fala, questionando a plateia se a escola está mudando. Para responder a esta pergunta, fez um histórico sobre instrumentos/tecnologias que foram utilizadas para a educação e que prometiam revolucionar como, por exemplo, fita cassete, computador, internet, etc. Diante disso, Reis afirmou que a revolução não vai ocorrer pela tecnologia, mas sim, será comportamental.

Segundo o palestrante, conhecimento é o resultado da soma do conteúdo e do sentido. "As coisas têm que fazer sentido para quem ensino e aprende", disse. Para que ocorra uma inovação radical é preciso que se altere o sentido de um objeto, de um lugar, isso significa a necessidade de dissociar tecnologia à inovação. Reis aconselhou: - Se querem inovar, permaneçam na busca do sentido.

Ainda durante a noite de abertura houve a apresentação do espetáculo "Um pouquinho de Brasil iá, iá" do Campus Osório do IFRS e da banda Dinamite Joe.

Além de apresentações de trabalhos dos eixos Ensino, Pesquisa e Extensão, nas modalidades orais e pôster, a 4ª Mostra Técnica contou com diversas oficinas (que podem ser consultadas no blog do evento) e com as apresentações culturais da Banda Polisenso (Campus Osório), Orquestra de Sopros de Feliz, Grupo Goela Seca, Coral Juvenil Osório (Campus Osório), bandas Plural Rock's e Javali Blues Band/Wuilliam Mello & Os Canibais. Ainda, ao longo dois dias que o evento ocorreu na sede do Campus, mais de 15 escolas trouxeram seus alunos para conhecer a unidade, totalizando mais de 500 visitantes.

A 4ª Mostra Técnica teve o apoio das seguintes instituições: Pró-reitoria de Extensão do IFRS, Prefeitura de Feliz, Nova Palmira, Sandra Winter Schmitz (Unidade Charme Rosa Mary Kay) Bom Princípio, Glicoforma Farmácia, Garratech, Ótima Pérola, Floricultura Samantha, Cláudia Barbosa Massoterapeuta (Bom Princípio), Techno Flach, Behlinha Calçados, Behlíssima Calçados, Hering Feliz), Bom Princípio Alimentos (Tupandi), Bazar e Livraria do Xande (Vale Real) e Bazar Ponto Com (Bom Princípio).

Os troféus para os destaques do evento foram produzidos pelos alunos do Curso Técnico em Cerâmica.

Clique aqui para conferir os trabalhos destaques da 4ª Mostra Técnica.

Para visualizar as fotografias do evento, acesse o perfil do Campus Feliz no Facebook.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Feliz

Rua Princesa Isabel, 60 | Bairro Vila Rica | CEP: 95770-000 | Feliz - RS

E-mail: comunicacao@feliz.ifrs.edu.br | Gabinete: gabinete@feliz.ifrs.edu.br | Telefone: Lista de Telefones