Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Estudantes do IFRS participam do Enade no domingo

O próximo domingo, 22 de novembro de 2015, é dia de provas para muitos estudantes do ensino superior. Será aplicado, pelo Ministério da Educação, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que visa aferir o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação ao conteúdo programático, suas habilidades e competências.

Do IFRS, participarão os alunos que estão concluindo os cursos superiores de tecnologia em Logística (campi Bento Gonçalves e Canoas), em Marketing (Campus Erechim), em Design de Moda (Campus Erechim) e em Processos Gerenciais (campi Farroupilha, Feliz, Osório e Porto Alegre).

As provas, com quatro horas de duração, terão início às 13h (de Brasília). Os participantes devem chegar com antecedência aos locais de aplicação, sem esquecer de levar caneta esferográfica de tinta preta, feita em material transparente, e o original do documento de identificação com o qual está cadastrado. Mais informações e orientações podem ser consultadas no site do Inep (www.inep.gov.br) e no Manual do Estudante Enade 2015.

A consulta ao local de prova e o preenchimento do questionário do estudante (veja mais abaixo) podem ser feitos na página do Enade na internet.

Questionário do Estudante

Até o dia de realização das provas, estará aberto o período para resposta eletrônica ao questionário do estudante. O preenchimento, obrigatório, deve ser feito no ambiente virtual destinado ao participante do exame, na página do Enade na internet. Aqueles que não responderem estarão em situação irregular e podem ficar impedidos de colar grau e de receber o diploma, mesmo que façam o exame. O acesso é obtido pelo número do CPF, pelo nome do candidato ou pelo curso.

O questionário do estudante é um instrumento de coleta de informações, de caráter obrigatório, usado para subsidiar a construção do perfil socioeconômico dos participantes e obter uma apreciação quanto ao processo formativo.

Sobre o Enade

O Enade 2015 será aplicado em todas as unidades da Federação. Farão as provas 551.683 concluintes de educação superior, matriculados em 1.760 instituições.

Orientações *

Data e hora do exame: 22/11/2015 (domingo) às 13 horas (horário oficial de Brasília).

O Exame terá duração de 4 (quatro) horas.

O estudante deverá comparecer ao local de prova com antecedência mínima de 45 minutos do horário fixado para o fechamento dos portões de acesso aos locais de aplicação do Exame.

Deverá utilizar caneta esferográfica de tinta preta, feita em material transparente para responder tanto as questões objetivas quanto as discursivas.

Deverá levar o original do documento de identificação com o qual está cadastrado (com fotografia, válido e legível). Recomenda-se que o estudante leve este Cartão de Informação.

A participação no Enade 2015 será atestada a partir da assinatura do estudante na lista de presença de sala e no cartão de respostas às questões objetivas da prova. Deixar o local de prova sem o cumprimento das formalidades de identificação e registro de presença deixa o estudante em situação irregular junto ao Enade 2015.

A lista de presença de sala somente será disponibilizada ao estudante após 1 (uma) hora do início da prova.

 

*Fonte: Manual do Estudante Enade 2015

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Feliz

Rua Princesa Isabel, 60 | Bairro Vila Rica | CEP: 95770-000 | Feliz - RS

E-mail: comunicacao@feliz.ifrs.edu.br | Gabinete: gabinete@feliz.ifrs.edu.br | Telefone: Lista de Telefones