Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

IFRS publica editais do Processo Seletivo 2016/1

Banner - Processo Seletivo 2016/2

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS divulgou nesta quinta-feira, 8 de outubro, os editais do Processo Seletivo Unificado para ingresso de estudantes no primeiro semestre de 2016. As inscrições serão realizadas de 13 de outubro a 9 de novembro no Portal de Ingresso na internet ou nos campi, que disponibilizarão computadores aos candidatos. A solicitação da taxa de isenção poderá ser feita de 13 a 27de outubro, conforme instruções do Edital 22/2015.

As provas serão aplicadas no dia 6 de dezembro. O IFRS oferece 101 vagas para o ingresso nos cursos técnicos concomitantes, 1.070 para os técnicos integrados ao ensino médio, 1.304 para os técnicos subsequentes (pós Ensino Médio) e 1.599 para os cursos de nível superior em 16 campi localizados em diferentes regiões do Estado, totalizando 1.848 vagas. Todos os cursos são gratuitos.

Além do processo seletivo próprio, outra forma de ingresso para os cursos técnicos subsequentes é pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir do ano de 2009. Para isso, no momento da inscrição (que será feita pelo site ingresso.ifrs.edu.br), o candidato deverá optar por uma das alternativas: ingresso mediante "prova e nota do Enem"; apenas por "nota do Enem"; ou "somente prova". No caso de optar pela nota do Enem, deve-se indicar o ano que deseja o aproveitamento (entre 2009 e 2015).

Para os cursos superior, outra possibilidade de ingresso é concorrer a uma vaga pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), aguardando as inscrições e as orientações, que são definidas pelo Ministério da Educação (MEC).

O Campus Feliz oferece:

Todas as informações relativas ao processo seletivo (editais, Manual do candidato, etc.) devem ser consultadas no Portal de Ingresso.

 

>> Datas Importantes:

  • Inscrições: 13/10 a 09/11/2015
  • Solicitação de isenção da taxa de inscrição: 13 a 27/10/2015
  • Prova: 06/12/2015

 

>> Modalidades dos cursos oferecidos:

* Técnicos de nível médio:

  • Integrados ao Ensino Médio - o aluno cursa, no IFRS, o Ensino Médio juntamente com uma habilitação profissional técnica.
  • Concomitantes ao Ensino Médio - o estudante deve estar matriculado ou cursando o Ensino Médio em outra instituição e cursa o técnico no IFRS, com matrículas distintas para cada curso (o curso concomitante em Viticultura e Enologia do Campus Bento Gonçalves é a exceção, pois o aluno tem a opção de fazer o Ensino Médio também no Campus).
  • Subsequentes ao Ensino Médio - voltados para os estudantes que já concluíram o Ensino Médio, que cursarão apenas o técnico no IFRS.

* Superiores:

  • Tecnológicos - cursos cuja vocação é atender a demandas específicas do mercado de trabalho, com carga horária menor em relação a bacharelados e licenciaturas.
  • Bacharelados - formação teórica e prática mais ampla e suporte científico.
  • Licenciaturas - indicados para quem quer atuar em ambientes educacionais.

 

* Vagas: 50% Enem e 50% Exame de Seleção

** Vagas: 50% Sisu e 50% Exame de Seleção

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Feliz

Rua Princesa Isabel, 60 | Bairro Vila Rica | CEP: 95770-000 | Feliz - RS

E-mail: comunicacao@feliz.ifrs.edu.br | Gabinete: gabinete@feliz.ifrs.edu.br | Telefone: Lista de Telefones