Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Campus forma novos técnicos em Meio Ambiente

Técnicos em Meio Ambiente e autoridades após a cerimônia.

Na última sexta-feira, 28 de agosto de 2015, 12 jovens (provenientes de diversas cidades do Vale do Caí) receberam o título de Técnico em Meio Ambiente após um ano e meio de estudos no Campus Feliz do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS (IFRS). Participaram da solenidade, realizada no Centro Cultural de Feliz, o pró-reitor de Ensino do IFRS, Amilton de Moura Figueiredo, representando a reitora Cláudia Schiedeck Soares de Souza; o diretor-geral pro tempore do Campus Feliz, Giovani Forgiarini Aiub; a secretária de Educação, Lazer e Desporto de Feliz, Márcia Maristela Fetzer, que na ocasião representou o prefeito Albano Kunrath; o paraninfo da turma, Eduardo Echevenguá Barcellos; os servidores homenageados, Gláucia Cardoso de Souza e Matheus Milani; o coordenador de Registros Escolares do Campus Feliz, Tarcísio Gonçalves da Silva; o membro do Conselho Regional de Química - 5ª região, Mauro Ibias Costa; além de outras autoridades.

Em sua fala, o orador da turma, Fernando Canal, agradeceu a todos os envolvidos para que chegassem ao momento da formatura, aos que colaboraram na formação e aos que compreenderam os períodos de estudos. Ele também lembrou o quão estranhos eram uns para os outros há um ano e meio quando iniciaram o curso e que, com o tempo, aprenderam a conviver e valorizar as diferenças.

Emocionado o paraninfo Eduardo Echevenguá Barcellos recordou a trajetória, as dificuldades e tantas coisas que os estudantes tiveram que abdicar para estudar. O docente agradeceu por terem acreditado no curso e destacou que agora eles são desafiados a apresentar soluções para as questões ambientais do mundo moderno. Como conselho, Eduardo deixou uma frase de Dalai Lama: Devemos ser sempre humildes, recatados e despidos de orgulho.

O diretor-geral pro tempo do Campus Feliz, Giovani Forgiarini Aiub, ressaltou que este ciclo se encerra em parte, pois nunca se está completamente formado. Ele convidou para os técnicos retornem à instituição para outras atividades. O professor destacou que os egressos tiveram oportunidade de estudar em uma instituição pública, gratuita e de qualidade com excelentes servidores, que lhes deram todo o suporte necessário para que, a partir de agora, possam exercer suas funções com qualidade, empenho, confiança, credibilidade, consciência, respeitando as diversidades sociais e ambientais. "Estudar em uma instituição pública federal de ensino não é um privilégio (como alguns podem pensar). Ter acesso a um ensino público de qualidade é um direto de todo cidadão brasileiro. E por isso que nós do IFRS - Campus Feliz estamos muito orgulhosos de termos feito o nosso papel, retribuindo a confiança que a comunidade do vale do rio caí tem depositado em nós", disse.

O pró-reitor de Ensino do IFRS, Amilton de Figueiredo Moura, iniciou seu discurso lembrando que ao final de cada exercício muitas prestações de contas são feitas, entretanto nenhuma é mais importante e significativa do que momentos como uma formatura, resultado concreto de um trabalho desenvolvido em prol da educação, da transformação social. Ele recordou do momento importante para a educação no Brasil nos últimos anos, principalmente com a criação dos institutos federais, que oportuniza qualificação de muitos jovens. Em números, Amilton mencionou que, em 2009, o IFRS tinha 4 mil alunos e hoje são mais de 16 mil. Ressaltou que a expansão numérica foi acompanhada pela melhoria qualitativa e que ainda há muito o que se fazer. Como conselho disse: - Dedicam-se ao trabalho, mas não deixem de buscar novos conhecimentos. Continuem estudando sempre. Lutem por causas que lhe pareçam justas. Usem com moderação todo o conhecimento que adquiriram para o bem, para uma sociedade mais justa e sustentável.

Durante a solenidade, o técnico em meio ambiente Dimas Rodrigues Dutra recebeu das mãos do representante do Conselho Regional de Química - 5ª Região, Mauro Ibias Costa, o Prêmio Acadêmico por ter obtido as melhores notas ao longo do curso.

Os novos técnicos em Meio Ambiente são:

Ana Cristina Zimmermann

Ana Paula Gerlach Debatim

Andréia Schneider Müller

Camila Schenkel Lorenzon

Dimas Rodrigues Dutra

Diogo Rizzi

Fernando Canal

Kelly Cristina Köhler

Luciane Schneider

Luiza da Silva Frózi

Márcia Klering Staudt

Urbano Kurt Auler Júnior

 

Confira as fotografias da cerimônia no perfil do Facebook do Campus Feliz.

 

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Feliz

Rua Princesa Isabel, 60 | Bairro Vila Rica | CEP: 95770-000 | Feliz - RS

E-mail: comunicacao@feliz.ifrs.edu.br | Gabinete: gabinete@feliz.ifrs.edu.br | Telefone: Lista de Telefones