Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Alunos de Processos Gerenciais realizam prova do Enade em novembro

Os estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais do Campus Feliz do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS (IFRS) que têm a expectativa de conclusão até dezembro de 2015 ou aqueles que já concluíram mais de 75% da carga horária prevista até 31 de agosto do mesmo ano, devem verificar a inscrição realizada para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) até sexta-feira, 21 de agosto, pelo site http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes/consultarEstudanteInscrito/. Após realizado este processo, o aluno deve enviar um e-mail para a coordenadora do curso na unidade, professora Cristina Crespam (cristina.crespam@feliz.ifrs.edu.br) a fim de informar a ciência da inscrição e/ou solicitar correções.

Até o dia 31 deste mês, a coordenação do curso poderá realizar ajustes, tais como: correção nos dados cadastrais, exclusão de inscrição (para aqueles que não se enquadram nas condições de concluintes), alteração do local de prova (de acordo com os motivos previstos no Manual do Estudante) e indicação de atendimento especial, segundo as especificações previstas no Manual do Estudante, inclusive se é canhoto.

Além da prova, a ser realizada em 22 de novembro, na cidade de Feliz (local a definir), faz parte da avaliação o preenchimento de um questionário que deve ocorrer de 21 de outubro a 22 de novembro.

Os alunos ingressantes (que iniciaram o curso em 2015 e que tenham entre 0% e 25% da carga horária mínima do curso concluída até 31 de agosto) foram inscritos, porém são dispensados da prova neste ano. O estudante que estiver vinculado ao curso, independente da sua situação de matrícula (trancada ou afastado), entretanto está em condições de habilitado como ingressante ou concluinte, deverá ser inscrito no Enade.

Todas as informações estão disponíveis no Manual do Estudante 2015, que deve ser lido com atenção. Além disso, outras informações podem ser consultadas no site http://portal.inep.gov.br/enade.

Sobre o Enade

Criado em 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O exame afere o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação ao conteúdo programático, suas habilidades e competências.

Sua realização é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação do país e condição indispensável para a emissão do histórico escolar e para a expedição do diploma.

Os resultados do Enade são fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior brasileira: Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).

Estes indicadores têm importante repercussão para o desenvolvimento dos cursos e das instituições de educação superior (IES), pois, a partir da sua divulgação para a sociedade, o diploma conferido por um curso com bom desempenho pode ser mais prestigiado e valorizado.

Cronograma

  • Até 21/08: Verificação da inscrição
  • De 21/10 a 22/11/2015: Preenchimento do Questionário do Estudante
  • 22/11/2015: Prova do Enade, às 13h, local a definir.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Feliz

Rua Princesa Isabel, 60 | Bairro Vila Rica | CEP: 95770-000 | Feliz - RS

E-mail: comunicacao@feliz.ifrs.edu.br | Gabinete: gabinete@feliz.ifrs.edu.br | Telefone: Lista de Telefones