Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Projeto de ensino Onomástica do Vale do Caí tem sua primeira publicação em revista científica e acadêmica

O projeto de ensino Onomástica do Vale do Caí (Oval), desenvolvido pelo professor Odair José da Silva Santos no Câmpus Feliz do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS (IFRS), está gerando resultados. Sua primeira publicação em periódicos científicos e acadêmicos foi na Revista Magistro da Unigranrio (RJ) no início deste segundo semestre.

De acordo com o docente, a proposta tem como objetivo investigar os aspectos da antroponímia e toponímia do Vale do Caí e parte da ideia de que a educação pode ser caracterizada como um suporte transformador de realidades, à medida que possibilita a leitura de diferentes realidades que permeiam a comunidade envolvida. "Essa prática de ensino configura-se também como um meio de se refletir sobre as relações entre língua, história, cultura e identidade, caracterizando-se como interdisciplinar", disse.

O projeto consiste em coletar antropônimos e topônimos nos 19 municípios da região: Alto Feliz, Barão, Bom Princípio, Brochier; Capela de Santana; Feliz; Harmonia; Linha Nova; Maratá; Montenegro; Pareci Novo; Portão; Salvador do Sul; São José do Hortêncio, São José do Sul, São Pedro da Serra, São Sebastião do Caí, São Vendelino, Tupandi e Vale Real. Segundo explicou Odair, como método, utiliza-se a pesquisa de campo, por meio da investigação de documentos que resgatam a memória e a história local, entrevistas com os moradores e pesquisa bibliográfica com investigações nos principais referenciais teóricos no assunto e em dicionários etimológicos.

A pesquisa conta com um grupo de alunos do 2º, 3º e 4º anos do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. A equipe tem reuniões periódicas semanais com a finalidade de estudar as linhas teóricas, levantar dados e analisá-los.

De acordo com o professor, um pequeno atlas da onomástica do Vale do Caí deverá ser construído ao término do trabalho para divulgação e socialização dos dados.

Revista

Magistro é uma revista semestral voltada para as áreas de Letras, Ciências Humanas e Sociais, que visa à publicação de diferentes textos científicos e acadêmicos relacionados à abordagem interdisciplinar. Criada e editada desde 2010, sob responsabilidade da Unigranrio, a publicação obteve Qualis B3 na área Interdisciplinar.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Feliz

Rua Princesa Isabel, 60 | Bairro Vila Rica | CEP: 95770-000 | Feliz - RS

E-mail: comunicacao@feliz.ifrs.edu.br | Gabinete: gabinete@feliz.ifrs.edu.br | Telefone: Lista de Telefones