Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

IFRS realizou o Processo Seletivo 2015/2 nesse domingo, 05/07

Candidatos realizando a prova para a seleção de Engenharia Química no Câmpus Feliz.

As provas do Processo Seletivo 2015/2 para ingresso de estudantes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) ocorreram neste domingo, 5 de julho, em nove municípios gaúchos: Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Erechim, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre (Câmpus Porto Alegre e Restinga), Rio Grande e Viamão. Ao todo foram 3.739 inscritos, concorrendo a 610 vagas em cursos superiores e técnicos de nível medio.

De acordo com o diretor do Departamento de Ingresso Discente do IFRS, Luiz Gaspar Fensterseifer, as provas transcorreram dentro da normalidade esperada. Para os cursos superiores, além das questões objetivas, havia uma redação que teve como tema "A educação de filhos". "Os candidatos deveriam abordar esse assunto levando em conta as dificuldades em educar filhos no contexto no qual as crianças são criadas atualmente", explica Gaspar.

Das vagas para os cursos técnicos subsequentes, 50% terão ingresso mediante as notas no Enem. Das vagas para os cursos superiores, 50% serão com ingresso via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujo processo ainda não teve início.

O Câmpus Feliz ofereceu 16 vagas para a primeira turma de Engenharia Química. As outras 16 estão sendo ofertadas pelo Sisu. Segundo o coordenador da Comissão de Seleção Permanente (Coperse) da unidade, Tarcísio Gonçalves da Silva, a aplicação do exame foi tranquila e a abstenção foi de 27,9%.

Acessibilidade

Como já é de praxe nas provas do IFRS, a acessibilidade esteve garantida. Duas pessoas realizaram a prova em língua brasileira de sinais (Libras), por meio de uma versão filmada das questões; quatro candidatos solicitaram a prova ampliada (com fonte maior); um deficiente visual teve o acompanhamento de ledor e de software para transcrição da redação; um candidato com dislexia pediu auxílio de ledor; e uma pessoa requereu auxílio de transcritor para a redação e para preenchimento da folha óptica.

O gabarito preliminar já está disponível no site ingresso.ifrs.edu.br.

Todas as informações sobre o Processo Seletivo 2015/2 podem ser encontradas no Portal de Ingresso. É responsabilidade do candidato ficar atento ao site.

Acompanhe as próximas datas importantes:

06 a 08/07 - Interposição de recursos quanto ao gabarito das provas. Em cada câmpus ou conforme item 2.7 do Edital 09/2015, disponível no site ingresso.ifrs.edu.br

13/07 - Divulgação do resultado dos recursos e gabarito definitivo da prova (ingresso.ifrs.edu.br)

13/07 - Divulgação do resultado do processo seletivo dos cursos técnicos, da 1ª chamada e das orientações para a matrícula com calendário (ingresso.ifrs.edu.br)

13/07 - Divulgação de informações sobre chamamentos vinculados à nota do Enem (ingresso.ifrs.edu.br)

15/07 - Divulgação do resultado do processo seletivo dos cursos superiores, da 1ª chamada e das orientações para a matrícula com calendário (ingresso.ifrs.edu.br)

15/07 - Divulgação de informações sobre a chamada pelo Sisu para os cursos superiores (ingresso.ifrs.edu.br)

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Feliz

Rua Princesa Isabel, 60 | Bairro Vila Rica | CEP: 95770-000 | Feliz - RS

E-mail: comunicacao@feliz.ifrs.edu.br | Gabinete: gabinete@feliz.ifrs.edu.br | Telefone: Lista de Telefones