Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Câmpus Feliz oferece curso de Engenharia Química no segundo semestre

Cartaz do Processo Seletivo 2015/2

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) recebe inscrições para o Processo Seletivo para ingresso de alunos no segundo semestre de 2015 até o dia 11 de junho. O Câmpus Feliz oferece 32 vagas para o curso de Engenharia Química - primeira turma.

As inscrições devem ser realizadas pelo Portal de Ingresso - ingresso.ifrs.edu.br. Os câmpus ofertantes disponibilizarão computadores com acesso à internet para os interessados. A taxa é de R$ 35,00 para os cursos técnicos e R$ 50,00 para superiores e poderá ser paga até 12 de junho. A solicitação de isenção da taxa deve ser realizada de 11 a 25 de maio.

As provas serão aplicadas no dia 05 de julho, às 8h30min. O candidato que necessitar de condições especiais deverá formalizar seu pedido no período de inscrições.

No total, o IFRS oferece 1.184 vagas, sendo 764 para cursos técnicos e 420 para superiores para os câmpus: Caxias do Sul, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre) e Rio Grande.

Engenharia Química

O objetivo é formar profissionais capazes de analisar, desenvolver, caracterizar, pesquisar, dimensionar, melhorar e projetar produtos e processos químicos, assim como supervisionar e operar processos nos quais a matéria sofre alterações de fase, de estado físico, de conteúdo energético ou de composição. A atuação do engenheiro químico é principalmente no setor industrial, tais como nas áreas de materiais (metais, polímeros e cerâmicas), meio ambiente, alimentos, biotecnologia, petróleo e derivados, tintas, adesivos, aditivos, cosméticos, fertilizantes, fármacos, papel e celulose. Também poderão atuar em pesquisas, desenvolvimento e inovação ou de forma autônoma, e na prestação de consultoria.

Outras formas de ingresso

Além do processo seletivo próprio, outra forma de ingresso nos cursos técnicos subsequentes do IFRS pode ser utilizando a nota do Enem a partir de 2009. Para isso, no momento da inscrição (que será feita pelo site ingresso.ifrs.edu.br), o candidato deverá optar pelo ingresso mediante "Prova e nota do Enem", apenas "nota do Enem" ou "somente prova". No caso de optar pela nota do Enem, ele deve indicar o ano que deseja o aproveitamento (entre 2009 e 2014).

Para os cursos superiores, além do processo seletivo próprio do IFRS a outra possibilidade de ingresso é concorrer a uma vaga através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), aguardando as inscrições e as orientações, que são definidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Acompanhe o cronograma:

Inscrições: 11/05 a 11/06

Isenção da taxa de inscrição: 11 a 25/05

Data limite para o pagamento do boleto: até 12/06

Divulgação das inscrições homologadas: 19/06

Divulgação dos locais das provas: 29/06

Provas: 05/07

Todas as informações referentes aos Processos Seletivos encontram-se nos Editais e Manuais do Candidato. É responsabilidade dos candidatos a leitura dos materiais.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Feliz

Rua Princesa Isabel, 60 | Bairro Vila Rica | CEP: 95770-000 | Feliz - RS

E-mail: comunicacao@feliz.ifrs.edu.br | Gabinete: gabinete@feliz.ifrs.edu.br | Telefone: Lista de Telefones