Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Câmpus realiza formatura da primeira turma do Curso Técnico em Informática

Formandos da primeira turma do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio vibrando com o canudo.

No dia 23/01, o Câmpus Feliz do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul realizou a solenidade de formatura da sua primeira turma do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. Na ocasião, 16 jovens receberam o título das mãos do pró-reitor adjunto de ensino substituto do IFRS, Franck Joy de Almeida, que representou a reitora da instituição, Cláudia Schiedeck Soares de Souza.

O orador da turma, Lucca Vier Clemente da Silva, iniciou sua fala afirmando que, a partir de agora, eles não são mais problemas, mas sim soluções para infinitas áreas. Lembrou o que o grupo aprendeu ou não com cada colega, destacando características individuais. Ainda ressaltou que não são os únicos, mas sim os primeiros. Da mesma forma, citou a participação dos paraninfos, Vivian Treichel Giesel e Cleonei Antonio Cenci, e dos homenageados, Maria Luiza Zimmer Bohn e Jorge Luiz Folgiarini, na trajetória.

Em seu discurso, Vivian agradeceu o convite e aconselhou seus afilhados a serem sempre profissionais humanos e éticos, a não pararem de estudar e a acreditarem no imenso potencial de mudança. "O mercado de trabalho se modifica, as empresas mudam, mas as pessoas de bom caráter e com formação íntegra são brilhantemente capazes de se inserir, adaptando-se a essas modificações", disse.

O paraninfo Cleonei parabenizou os formandos pela conclusão e pelo nível de qualificação alcançado ao longo dos 4 anos em que foram alunos da instituição. Ele ainda lembrou da 18ª colocação do Câmpus Feliz entre as 20 instituições públicas de ensino do Rio Grande do Sul no Exame Nacional do Ensino Médio em 2013, quando os formandos ainda estavam no 3º ano do curso. Aconselhou: "Sejam sempre honestos, sobretudo com vocês mesmos."

O diretor-geral pro tempore do Câmpus, Giovani Forgiarini Aiub, ressaltou a importância da solenidade para a comunidade de Feliz, especialmente por ser a primeira formatura de uma turma do Técnico em Informática. Segundo suas palavras, isso mostra que é possível ensino de qualidade sem a necessidade de um deslocamento para os grandes centros e sem pagar por isso. Ele destacou que uma das pessoas responsáveis por isso é a senhora Maria da Glória Gauer (presente no evento), que muito contribuiu para a implantação da instituição no município. Giovani pediu que todos levem ao mundo o Câmpus Feliz, que não deixem de ler e de almejar mais conhecimento.

O pró-reitor disse que o papel do IFRS é contribuir para que os técnicos continuem estudando em virtude dos cursos de graduação e pós-graduação que oferece. Franck lembrou que a instituição obteve a primeira colocação entre os 38 institutos federais do Brasil no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), recentemente divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação, referente à avaliação do ano de 2013. Com conceito de graduação 3,3315, aparece com a 21ª colocação neste quesito na lista nacional das 228 universidades (públicas e privadas) e institutos federais avaliados, concorrendo com instituições centenárias, sendo que o IFRS tem apenas seis anos.

Também compuseram a mesa de honra o prefeito de Feliz, Albano Kunrath, e o coordenador de Registros Escolares, Adriano Nazareno Arrà. Ainda estiveram presentes o presidente da Câmara de Vereadores de Feliz, Alexandre Griebler; a secretária de Educação, Lazer e Desporto de Feliz, Márcia Maristela Fetzer; o presidente da Câmara de Vereadores de Bom Princípio, Roque Stein; o diretor-geral pro tempore do Câmpus Avançado Veranópolis, Fábio Augusto Marin; e o diretor-geral substituto da mesma instituição, Daniel de Carli.

Relação dos Técnicos em Informática:

Andreas Richard Hennig

Bruna Berres

Camila Moreira Hahn

César Augusto Bohn Noll

Gabriel Felipe Barcelos Engel

Gustavo Klering Staudt

Henrique Dario Müller

Isadora Fussiger Theissen

Laís Schaedler Maurer

Laís Schmitz Andres

Lucca Vier Clemente da Silva

Mateus Thambourindeguy Frena

Matheus Henrique Koch

Natália Dewes Nienov

Paula Emanuele Kaspari

Rafaela Krewer

 

Confira as fotografias da cerimônia no perfil do Câmpus no Facebook.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Feliz

Rua Princesa Isabel, 60 | Bairro Vila Rica | CEP: 95770-000 | Feliz - RS

E-mail: comunicacao@feliz.ifrs.edu.br | Gabinete: gabinete@feliz.ifrs.edu.br | Telefone: Lista de Telefones