Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

3ª Mostra Técnica mobiliza comunidades acadêmica e externa

De 20 a 22/10, o Câmpus Feliz realizou sua 3ª Mostra Técnica, que neste ano teve como tema "Praticando Inovação". Durante esses dias, quem passou pelo evento pode prestigiar apresentações de trabalhos (orais e pôster), apresentações culturais, palestras, painel, oficinas, além de ter a oportunidade de compartilhar vivências e boas conversas.

Na abertura do evento, o diretor-geral pro tempore do Câmpus Feliz, Giovani Forgiarini Aiub, ressaltou que a instituição está crescendo quanti e qualitativamente. Em 2014, foram nomeados novos servidores; está sendo finalizada a obra de um novo prédio para salas de aula (Prédio B); iniciou-se a construção de um novo espaço para a biblioteca; realizou-se o processo licitatório para o (Prédio A); significativo acréscimo nos projetos de pesquisa e ações de extensão, reconhecidos com destaques em eventos da área, tais como o 3º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 2º Seminário de Extensão e 1º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS. Para 2015, serão ofertados quatro novos cursos, além daqueles já consolidados: Técnico em Química - Integrado ao Ensino Médio, Tecnólogo em Análise e Desenvolvido de Sistemas, Licenciatura em Letras e Licenciatura em Química. Ele ainda destacou:

- Ver no rosto de cada um de nossos alunos, seja do ensino regular seja da extensão, a alegria de estarem estudando com professores e técnicos qualificados não tem número que isso mostre. Não tem número que destaque o depoimento de pais contentes com a educação de qualidade que seus filhos veem recebendo pelo esforço de todos que fazem parte do Câmpus Feliz do IFRS. Não há número, nem dado estatístico que descreva a alegria e o orgulho de um professor ao ver seu aluno apresentando o projeto de pesquisa que ambos desenvolveram ao longe de um semestre ou mais.

Em sua fala, a pró-reitora de Extensão do IFRS, Viviane Silva Ramos, lembrou que esteve presente em todas as edições da Mostra Técnica do Câmpus Feliz. Ela ainda ressaltou que o Câmpus, para a Pró-reitoria de Extensão, é o câmpus que melhor representa a área no IFRS, pois leva a instituição para a comunidade externa com o objetivo de promover a inclusão social.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFRS, Júlio Xandro Heck, que na ocasião representou a reitora Claudia Schiedeck Soares de Souza, disse que as situações citadas pelo professor Giovani a encheriam de orgulho. Segundo Heck, os números mostram que a política pública de educação deu certo. Ele também lembrou que há uma proposta de mestrado multicâmpus (Caxias do Sul, Farroupilha e Feliz), que está sendo analisada pela Capes.

Heck ainda destacou o sentimento de união que o Câmpus Feliz demonstra e que pôde presenciar durante os seminários realizados em outubro, em Bento Gonçalves, quando, na premiação, um grande grupo de alunos e servidores sentou junto e vibravam a cada conquista, manifestando a alegria de fazer parte da instituição. Ele finalizou afirmando que o Câmpus Feliz é uma unidade mobilizada, que sabe o que quer e onde quer chegar.

Na sequência, o engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa, Marcos Botton, ministrou a palestra "A Criatividade e a Inovação como um diferencial profissional". Ele começou sua fala questionando o que é criatividade e, como resposta, disse que é fazer o que ninguém pensou e que a mesma surge com os problemas. "Conviver com o diferente é algo importante para estimular a criatividade", disse. Para Botton, ler mais, conversar mais, observar mais e ouvir mais são passos que contribuem neste processo.

Entretanto, segundo o engenheiro, ser só criativo não basta. É preciso pegar a ideia e transformá-la em inovação, ou seja, torná-la um produto que alguém pode ganhar dinheiro.

A noite de abertura foi finalizada com a apresentação do grupo "Meninas Cantoras de Bom Princípio" e do "Grupo de Danças Horizontes". O primeiro levou um repertório de músicas ecléticas desde temas de filmes, canções sagras, MPB, folclóricas, entre outros estilos. Atualmente, conta com a participação de meninas com idade entre 11 e 22 anos, sendo que entre elas há alunas do Curso Técnico em Informática do Câmpus Feliz.

O Grupo de Danças Horizontes (escola de danças de Porto Alegre) apresentou, na 3ª Mostra Técnica, sete coreografias nas modalidades Hip Hop, Estilo Livre e Jazz, com 19 bailarinos, entre eles a diretora de ensino do Câmpus Feliz, Priscila Silva Esteves.

3ª Mostra Técnica

Durante a 3ª Mostra Técnica foram apresentados mais de 80 trabalhos (orais e pôsteres) de diferentes câmpus do IFRS, do IFSul e escolas da Região do Vale do Caí. Além disso, foram oferecidas diversas oficinas, palestras, painel e atrações culturais. Cerca de 15 escolas da região participaram do evento.

O evento teve a colaboração da Água Mineral Fonte Feliz, Corsan, Orquídea Alimentos, Super Piá - Filial Feliz e Prefeitura Municipal de Feliz.

Confira a lista dos destaques da 3ª Mostra Técnica.

 

Confira as atrações culturais realizadas durante o evento:

- Coro das Meninas Cantoras de Bom Princípio

- Grupo de Danças Horizontes (Porto Alegre)

- Banda Goela Seca (Feliz)

- Orquestra Municipal de Sopros de Feliz

- Grupo de Capoeira da APAE de São Sebastião do Caí - Mestre Bonito

- Banda do Câmpus Canoas

- Coral do Câmpus Osório

- Banda Polisenso (Câmpus Osório)

 

Veja a galeria de fotos:

 

Fotos: Eduarda Gabrielli Corrêa Boz, Joana Paloschi, Verônica Torres Luize.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Feliz

Rua Princesa Isabel, 60 | Bairro Vila Rica | CEP: 95770-000 | Feliz - RS

E-mail: comunicacao@feliz.ifrs.edu.br | Gabinete: gabinete@feliz.ifrs.edu.br | Telefone: Lista de Telefones